Atual geração do Suzuki Jimny irá conviver com a nova no Brasil
junho 28, 2018Conforme adiantamos há quase um ano, o novo Suzuki Jimny chegará ao mercado renovado. A atual geração do jipinho, que sofre leves alterações desde sua chegada em 1997, conquistou ao público pela versatilidade no uso diário e pela vocação off-road como pouco visto, inclusive, em veículos de porte maior.
Visualmente falando, para quem achava o Jimny “quadradinho”, a nova geração é praticamente “desenhada na régua”, com referências claras ao clássico Suzuki Samurai. Os faróis voltam a ser redondos, com grade de quatro entradas de ar e o logo da fabricante ao meio. O capô não tem mais nenhuma ligação de design que o una aos paralamas e o visual das laterais e da traseira estão ainda mais limpos.
Talvez a mudança mais significativa da nova versão seja o desenho do interior, bastante renovado em relação ao modelo atualmente comercializado. É um carro totalmente novo e deixa de lado o aspecto defasado que tem para os dias de hoje.
Há rumores de que o novo modelo crescerá 30 mm em comprimento para proporcionar maior espaço interno, especialmente nos bancos traseiros. O Jimny também será um carro mais tecnológico e conectado, com sistema multimídia sensível ao toque de sete polegadas que inclui Apple CarPlay e Android Auto.
A nova geração do Jimny já tem data oficial de lançamento: 5 de julho, embora suas fotos oficiais e alguns aspectos técnicos já tenham sido divulgados. Para o mercado japonês, pelo menos, haverá a opção por uma unidade com motor de 660 cm3, que habilita ao Jimny entrar nas regras de key-car que, entre outras coisas, tem incentivos tributários e de utilização. Para o mesmo mercado, haverá ainda a opção por uma versão de quatro-cilindros 1.5L, que pode vir com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro. Na lista de equipamentos de segurança, haverá sistema automático de frenagem de emergência e sistema com tração integral.
Já, para o mercado europeu, o novo Jimny deverá ser vendido com um motor a gasolina K12B 1.2 – litro Dualjet e um K12C 1.0 – litro Turbo BOOSTERJET. A nova geração virá com a mais avançada tecnologia de tração da marca, a AWD ALLGRIP PRO, que possui diferencial com deslizamento limitado e permitirá que o carro aprimore suas capacidades off-road. Para a Europa, a fabricação deverá ser na fábrica indiana da Suzuki em Gujarat.
A principal notícia foi a confirmação da Assessoria da Suzuki do Brasil que confirmou que, embora ainda não haja data para o novo Jimny ser comercializado no Brasil, é certo afirmar esse novo modelo conviverá com a geração atual, que seguirá sendo produzida.
Galeria de imagens
[supsystic-gallery id=3]
Fotos: Divulgação