Tudo sobre a nova Fiat Strada 2021 – preços e versões
abril 7, 2020Modelo foi oficializado hoje, mas devido ao COVID-19 só estará disponível no mercado no segundo semestre deste ano
Fotos: Divulgação
O mercado de veículos está sofrendo grandes reveses. Após a Anfavea anunciar queda de 90% nas vendas de veículos, devido ao fechamento das concessionárias devido a quarentena do COVID-19, alguns lançamentos de veículos no País também foram prejudicados.
Foi assim com o lançamento do Chevrolet Tracker, que ao invés de reunir a imprensa especializada, teve evento apenas on-line. Agora, a nova “vítima” foi a Fiat Strada 2021.
Marcada para chegar ao mercado neste mês, teve seu lançamento divulgado amplamente pela imprensa especializada no dia de hoje, mas também devido a quarentena chegará as concessionárias apenas no segundo semestre deste ano.
Visual
Mas vamos ao que interessa: a Fiat Strada está completamente nova e virou um “mini Toro”. O visual é claramente inspirado na picape maior, mas busca manter as virtudes do modelo derivado do hatch Palio desde 1998.
Enquanto a traseira é uma cópia clara da Toro, com a diferença apenas que a tampa traseira abre da forma convencional, a dianteira tem sua personalidade própria, com faróis que lembram os usados na linha Argo e Cronos e com grade exclusiva que ostenta a nova logo da marca.
De lado, sem ter a real dimensão do seu tamanho, é fácil confundir a nova Strada com a Toro, principalmente nas versões de quatro portas. A altura do solo é boa, com 23,2 cm de vão livre. O ângulo de entrada é de 23,2 graus e o de saída de 28,4 graus (nas versões de cabine dupla).
Já do lado de dentro a personalidade é própria, com destaque para o novo painel de instrumentos e central multimídia de 7″ com conectividade via Android Auto e Apple CarPlay.
Quando falamos em capacidade de carga, as versões com cabine dupla carregam até 650 kg e, nas de cabine simples, o valor sobe para 720 kg. O volume é de 844 litros na primeira e 1.354 litros na segunda.
Motor e câmbio
Como já havíamos adiantado, a Strada manterá o antigo motor Fire EVO 1.4 que tem até 88 cv e 12,5 kgfm quando abastecido etanol. Já nas versões intermediárias e de topo, Freedom e Volcano, respectivamente, o motor será o 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm. Há a expectativa de que a picape também tenha uma opção com câmbio CVT no futuro.
Versões e preços (estimados)
- Fiat Strada Endurance 1.4 (R$ 65.000 – cabine simples e R$ 70.000 – cabine dupla): versão de entrada da nova picape, contará com controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção hidráulica com ajuste de altura, computador de bordo, iluminação diurna, protetor de caçamba, rodas de aço aro 15″ com calotas e para-choques sem pintura.
- Fiat Strada Freedom 1.3 (R$ 75.000 – cabine simples e R$ 85.000 – cabine dupla): todos os itens da versão de entrada, mais direção eletroassistida, para-choques e maçanetas na cor do veículo, banco do motorista com ajuste de altura, vidros, travas e retrovisores elétricos, faróis de neblina, rádio com USB, rodas de liga leve de 15″, computador de bordo com tela de 3,5″ e sensor de pressão dos pneus.
- Fiat Strada Volcano 1.3 (R$ 85.000 – somente com cabine dupla): todos os itens das versões anteriores, mais faróis com iluminação em LED, sensor de estacionamento traseiro, volante revestido em couro, central multimídia de 7″ touchscreen com conectividade via Android Auto e Apple CarPlay, vidros elétricos nas portas traseiras, bancos com revestimento parcial em couro, capota marítima, rack de teto, santantônio, câmera de ré e rodas de liga leve 15″ com pneus de uso misto.
Com a expectativa criada pelo lançamento do modelo, previsto para o segundo semestre no País, a Fiat anunciou site exclusivo para apresentar as inovações do modelo. Para saber mais, acesse a página oficial (www.fiat.com.br/novastrada.html).