Teste: Volvo XC90 R-Design é sinônimo de tudo o que há de bom

Teste: Volvo XC90 R-Design é sinônimo de tudo o que há de bom

março 9, 2020 Off Por Fernando Naccari

SUV associa visual atraente, conforto a bordo, economia de combustível, tecnologia e esportividade tudo em um carro só, mas preço ainda é para poucos

Fotos: Edgar Klein

A Volvo é uma das marcas pioneiras no processo de eletrificação de sua linha de veículos e, entre os SUV’s híbridos, o XC90 T8 R-Design é uma das melhores opções que o mercado pode oferecer.

Como concorrente direto, o Range Rover Velar HSE custa mais (R$ 487 mil) e é menos tecnológico do que o rival sueco nesta nova versão de topo (R$ 430 mil).

Visual e conforto

Avaliamos a versão topo de linha, a T8 R-Design que tem pacote de acessórios baseados na Inscription, mas adota novo pára-choque dianteiro que, assim como no restante do veículo aboliu os cromados, rodas de 22 polegadas exclusivas e desempenho de esportivo.

Por dentro, a cabine adota revestimento escuro desde o teto (que neste caso é panorâmico) e os bancos mesclam acabamento em couro e Nobuck.

No painel, destaque para a presença de fibra de carbono no lugar da madeira, fato que deixa o visual mais sóbrio.

Motorização

O conjunto híbrido é composto pelo motor 2.0 com turbo e supercharger tem 320 cv que trabalha sozinho ou em conjunto com o motor elétrico de 87 cv. As baterias ficam alojadas na parte central do veículo e, quando em sua capacidade máxima, oferecem autonomia elétrica de 40 km.

Por ser um híbrido Plug-In, é possível recarregar as baterias de duas formas: em tomada 220V ou através do motor a combustão.

Somente com o motor a combustão em funcionamento e com a bateria em zero, o consumo de gasolina ficou em 9 km/l em ciclo urbano e com trânsito pesado.

O Volvo XC90 T8 R-Design conta com câmbio montado ao longo do eixo e simula até oito marchas. A tração é do tipo integral sob demanda. Vale ressaltar ainda que o SUV tem cinco modos de condução, que explicamos detalhadamente no vídeo do começo da matéria.

Itens de série

A lista de equipamentos é a mesma da versão Inscription, como dissemos, com alguns toques a mais de esportividade. Como destaques, a lista generosa conta com controle de cruzeiro adaptativo com Pilot Assist que freia, acelera e dirige o veículo, inclusive fazendo curvas (quando o sistema consegue ler as faixas de rodagem), sensor de ponto cego que também atua de forma ativa evitando colisões, sistema de som de alta qualidade e fidelidade Bower & Wilkins de 1.400 W com capacidade de reproduzir a acústica da Sala de Concertos de Gotemburgo (Suécia) e sistema multimídia Sensus com tela gigante de 9″ que, além de comandar o sistema de som do veículo, comanda tudo o que é customizável, como o ar-condicionado quadri-zone, modos de condução e acesso às funções do veículo.

Veredicto

Só uma coisa incomodou neste carro: os pneus runflat de perfil fino absorvem pouco os impactos das vias e, em locais mais acidentados pode incomodar. De resto, parece até uma heresia, mas os R$ 430 mil cobrados parecem mais do que justo perante o cobrado pelo restante do mercado.

Galeria

Agradecemos ao Plaza Sul Shopping por ceder o espaço para a realização das fotos e filmagens.

www.plazasulshopping.com.br