BorgWarner fornece turbo de dois estágios para motores 2.0 da BMW

BorgWarner fornece turbo de dois estágios para motores 2.0 da BMW

agosto 6, 2019 Off Por Fernando Naccari

Tecnologia é fundamental para eficiência de combustível, redução de emissões e atende à crescente demanda por tecnologias de turbocompressão limpas e altamente eficientes

A BorgWarner, uma das fabricantes líderes globais em tecnologias de combustão, apresenta ao mercado sua tecnologia de sistema de turbocompressão de dois estágios (R2S®), que é utilizado no mais recente motor 2.0 turbodiesel de 4 cilindros TwinPower do BMW Group, disponível na maioria dos mais recentes e futuros modelos de toda a linha.

A combinação entre um turbocompressor de geometria variável de baixa pressão (VTG) e um turbocompressor de alta pressão com wastegate foi adaptada para atender às demandas específicas da montadora − a maioria das aplicações R2S utiliza VTG no estágio de alta pressão. O sistema resultante é otimizado para alcançar a melhor combinação possível de desempenho aprimorado, emissões reduzidas e economia de combustível.

A tecnologia da BorgWarner está ajudando as montadoras a cumprir as regulamentações de emissões locais cada vez mais rigorosas em todo o mundo e, na Europa, as apoia no cumprimento dos requisitos do padrão Euro 6d TEMP. 

“Nossa avançada solução R2S ajuda as montadoras a reduzir emissões e melhorar a economia de combustível”, disse Joe Fadool, presidente e gerente-geral da BorgWarner Turbo Systems. “Fornecemos nossas tecnologias de ponta há 20 anos ao BMW Group e estamos felizes em estreitar substancialmente nosso relacionamento bem-sucedido fornecendo nosso sistema R2S à maioria de seus veículos.” 

A unidade R2S da BorgWarner combina o turbocompressor com wastegate e o turbocompressor VTG, dispostos em série, em um pacote compacto. Facilita o suprimento otimizado de ar em todo o mapa do motor, de modo que as emissões mais baixas e o consumo de combustível sejam obtidos através do fornecimento do impulso necessário para uma combustão ideal.

Os atuadores elétricos controlam o ângulo de entrada e a velocidade na entrada da roda da turbina ajustando as palhetas-guia do turbocompressor com precisão. Desta forma, o turbocompressor VTG adapta constantemente as seções transversais da turbina ao status do motor para uma saída de potência otimizada.

A tecnologia também oferece termodinâmica aprimorada e um aumento rápido na pressão de propulsão para fornecer excelente resposta transiente e aceleração quase instantânea que aumenta significativamente o prazer de dirigir.

Foto: BorgWarner/ Divulgação