TESTE: Novo Honda Civic EXL – avaliação completa na cidade, estrada e consumo de combustível

TESTE: Novo Honda Civic EXL – avaliação completa na cidade, estrada e consumo de combustível

outubro 25, 2018 Off Por Fernando Naccari

O ranking de vendas da FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostra que a geração 10 do Honda Civic ocupa a 2ª colocação no somatório de emplacamentos entre os sedãs médios, com 19.469 no acumulado até o fechamento de Setembro. Os números parecem bons, mas quando comparado ao Toyota Corolla, atual líder com 42.929 unidades emplacadas no mesmo período, a distância é abissal. Outro ponto de preocupação está no terceiro colocado, o Chevrolet Cruze que soma 14.549 carros emplacados até o fechamento de setembro, distância perfeitamente alcançável pelo sedã da GM.

Com estes números, a Honda apresenta sua versão de topo EXL com evoluções que o deixam mais tecnológico que o líder da categoria, mas ainda inferior ao terceiro colocado que, entre outras coisas, já estaciona sozinho nas versões de topo.

Motor, câmbio e suspensão

Com posição de dirigir mais baixa, bancos confortáveis de bom apoio lateral e suspensão com comportamento mais rígido do que a dos rivais, é ótimo para pegar estrada, mesmo nesta versão com mecânica 2.0 flex de até 155 cv (E) e torque de 19,5 kgfm (E) e câmbio CVT que simula sete marchas. Mas na cidade, o conjunto McPherson dianteiro e multilink traseiro fazem com que os ocupantes sofram se as vias forem irregulares. Comportamento exatamente igual ao observado nos testes com o Honda Fit e o Honda City.

O desempenho não é dos mais esportivos, afinal, essa não é a premissa de um carro com câmbio CVT, que visa o conforto na condução e a economia de combustível, mas se você quiser um pouco mais de pimenta neste tempero, basta jogar o câmbio para o “S” que o conjunto passa a simular as sete marchas com rotações que privilegiam o desempenho. Há ainda a opção de tornar a condução um pouco mais divertida, graças a presença de borboletas atrás do volante.

Por falar em rendimento e consumo, na cidade e com gasolina no tanque, a média ficou em 9,2 km/l, enquanto na estrada, a média ficou em 11 km/l, ambas com ar-condicionado ligado e função “Econ” ativada.

Itens de Série

O Civic EXL é comercializado a partir de R$ 108.900,00, é a versão mais completa o possível com motorização 2.0 flex, e traz como novidades os sensores de estacionamento (traseiros e dianteiros), recurso que eram exclusivo da versão topo de linha, Touring. Mas vale lembrar que os sensores não se limitam somente às manobras de estacionamento, já que ficam ativos e mostram quando da aproximação de objetos à frente do veículo mesmo movimento.

O sedã traz também recursos importantes, como o acendimento automático dos faróis, sensores de chuva e seis airbags. São itens importantes, mas nada ‘sobrenatural’ neste mercado tão disputado.

Mas há itens que fazem falta ao sedã, como retrovisor interno eletrocrômico, partida por botão e chave presencial, além de um bem-vindo teto-solar, item que não está no catálogo do sedã nem como opcional, apenas na versão Touring. Em contrapartida, merece todos os méritos pelo excelente isolamento acústico, bem como a função Brake Hold, que mantém o carro parado mesmo que o câmbio esteja em D, fato que garante mais segurança contra aquelas famosas batidinhas de trânsito causadas por distração.

Por falar em distração, a nova central multimídia, que tem conectividade Android Auto e Apple Car Play, tem ótimo leiaute e com certeza evoluiu em relação à utilizada nas versões Sport e EX, mas tem tantas funções que chega a confundir por ser pouco intuitiva. Faltou simplicidade. O console central também peca nisso, pois ao mesmo tempo em que é ótimo em porta-objetos, exagera no design e deixa quase impossível conectar o cabo USB do celular em suas saídas inferiores se estiver sentado em posição de direção.

Também não ficou prático o menu escondido do ar-condicionado digital, que faz com que o motorista precise apertar um botão na área central para que o menu do sistema de climatização apareça. A parte boa é que o sistema é dual-zone e dá autonomia aos ocupantes dianteiros.

Veredicto

Com visual e comportamento únicos, o Civic da geração 10 é a melhor opção para quem quer deixar de seguir o óbvio e, de certa forma, ter um sedã mais esportivo. Mas, se você precisa de um modelo mais confortável ou econômico, é bom pensar nas outras opções. Uma coisa é certa, não tem como não gostar do bom sedã da Honda, mas o preço ainda parece bem salgado para tudo o que oferece.

 

Revisão

Custo médio (não tabelado)

Quilometragem

Preços 2.0 CVT

10.000 km

R$ 280,00*

20.000 km

R$ 460,00*

30.000 km

R$ 555,00 + mão-de-obra.

*A mão de obra das duas primeiras revisões é gratuita.

Ficha Técnica

  • Motor em Alumínio 2.0 16V SOHC i-VTEC FlexOne
  • Potência (Gasolina – Etanol) 150cv / 6300rpm – 155cv / 6300rpm
  • Torque (Gasolina – Etanol) 19.3kgfm / 4700rpm – 19.5kgfm / 4800rpm
  • Transmissão automática do tipo CVT com Paddle Shifts (7 velocidades)
  • Tração dianteira
  • Suspensão Dianteira MacPherson com coxins hidráulicos
  • Suspensão Traseira Multi-link
  • Direção com assistência elétrica progressiva (EPS) com duplo pinhão e relação variável
  • Rodas Liga leve 17″ diamantadas
  • Pneus 215 / 50R17
  • Estepe temporário  T125 / 80D16 97M
  • Distância entre eixos (mm) 2.700
  • Comprimento (mm) 4.637
  • Altura (mm) 1.433
  • Largura (mm) 1.799
  • Peso em ordem de marcha (kg) 1.291
  • Peso bruto total (kg) 1.695
  • Volume porta-malas (litros) 525
  • Tanque de combustível (litros) 56
  • Estrutura de deformação progressiva ACE (Advanced Compatibility Engineering)
  • Alarme de segurança com imobilizador ECU
  • Freios com sistemas ABS e EBD (Anti-Lock Braking System / Electronic Brake Distribution)
  • EBA (Emergency Brake Assist)
  • Sistema VSA (Vehicle Stability Assist – Assistente de tração e estabilidade)
  • Sistema HSA (Hill Start Assist – Assistente de partidas em aclive)
  • Sistema AHA (Agile Handling Assist – Assistente de dirigibilidade ágil)
  • ESS (Emergency Stop Signal – Sistema de luzes de emergência)
  • Airbags frontais, laterais e de cortina (6 airbags)
  • Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Cinto de segurança dianteiro com sistema de tensionamento e regulagem de altura
  • Lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros
  • Trava infantil nas portas traseiras
  • Sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis
  • Câmera de ré multivisão (três vistas) com linhas dinâmicas
  • Lanternas traseiras em LED
  • Luz de placa em LED
  • Antena traseira integrada
  • Abertura bocal de combustível por toque
  • Limpador de para-brisa com função intermitente
  • Acabamento da grade dianteira cromada
  • Espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico
  • Maçanetas na cor do veículo
  • Conjunto óptico com DRL em LED (Daytime Running Lights)
  • Faróis (halógenos) com acendimento automático (sensor crepuscular)
  • Faróis de neblina
  • Chave tipo canivete com controle de abertura/fechamento das portas e fechamento dos vidros
  • Freio de estacionamento eletrônico (EPB – Electronic Parking Brake) com função Brake Hold
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com aviso sonoro e luminoso
  • Botão ECON
  • Botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade
  • Vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com “um toque” em todas as portas
  • Comando elétrico de abertura interna do porta-malas (botão na porta do motorista)
  • Piloto automático (Cruise Control)
  • Chave de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque)
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Console central elevado com apoio de braços e porta-copos (Floating Deck)
  • Banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos
  • Porta-revistas nos bancos do motorista e do passageiro
  • Luz em LED no console central do deck inferior (conexões)
  • Desligamento automático dos fárois após 15 segundos
  • Luz em LED no indicador da posição da alavanca
  • Tomada 12 Volts dianteira
  • Jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete)
  • Porta-Luvas com amortecedor com iluminação
  • Espelhos de vaidade com iluminação
  • Ar-condicionado Digital com a função de ajuste automático de temperatura + Dual Zone
  • Banco traseiro Bipartido 60/40
  • Painel de instrumentos com acabamento softtouch(macio ao toque)
  • Volante e alavanca do câmbio revestidos em couro*
  • Revestimento dos bancos em couro*
  • MP3 / Windows Media Audio (WMA)
  • Bluetooth para ligações (HFT – Hands-Free Telephone) e reprodução de músicas (BTA – Bluetooth Audio) com ajuste no volante
  • AM / FM Tuning com Radio Data System (RDS)
  • Controle de volume pela velocidade – Speed-Sensitive Volume Control (SVC)
  • Interface para smartphones Apple CarPlay e Android Auto™ com Tag Voice
  • Duas entradas USB
  • Conexão HDMI
  • Alto-falantes – 4 alto-falantes e 4 tweeters – 180W
  • Display multimídia com tela de 7” multi-touchscreen com navegador GPS com condições de trânsito (RDS), Wi-Fi e função Turn-by-turn (navegação assistida por voz)
  • Controle de áudio no volante
  • Painel digital TFT 7″ de alta resolução (Thin-Film Transistor)
  • *Alguns itens são revestidos em couro e/ou materiais sintéticos de alta qualidade.

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