Teste – Peugeot 3008 Griffe Pack: um carro de outro mundo
agosto 30, 2018É até difícil de acreditar que o 3008 nesta nova geração é uma evolução do modelo que foi lançado em 2012. Antes, um misto de crossover com minivan, em 2017 foi esculpido do zero e renasceu como um SUV que nem mesmo o mais “hater” de carros desta categoria consegue torcer o nariz.
Sim, o 3008 é um “SUV de shopping“, se assim preferir chamá-lo, mas o legal da história é que ele assume essa personalidade sem hesitações, e até por isso, oferece itens de conforto e comodidades bastante raros até em sedãs tidos como de luxo. No ramo de SUVs e crossovers, então, tem muito BMW e Mercedes-Benz que passam longe das qualidades deste francês.
O visual do carro é “felino”, com faróis dianteiros parcialmente divididos com tecnologia fullLED, nova e ampla grade com detalhes cromados e que remetem bastante ao conceito Peugeot HX1. Na traseira, a faixa horizontal em preto brilhante une as lanternas de LED opalinas. Completa o visual estonteante as belas rodas de 19 polegadas e o teto-solar panorâmico com abertura parcial.
Conforto de primeira classe
Vai ter muita gente, mas muita mesma, que encontrará mais conforto dentro do Peugeot 3008 do que no sofá de casa. Os bancos dianteiros do francês são nota 11, e oferecem regulagem elétrica de altura, profundidade e de ajuste lombar, além da bem-vinda regulagem manual do apoio para as pernas e do aquecimento do assento. Ah, e não tem como não destacar o excelente massageador para as costas, graças a um sistema pneumático com 8 bolsas de ar que proporciona cinco tipos de massagem diferentes, tudo ao gosto do cliente.
Outro bom destaque do interior é o sistema i-Cockpit agora rebatizado com o sufixo “2.0”, e que traz um pequeno volante
com extremidades mais retas e painel de instrumentos digital com tela de 12,3” totalmente customizável.
Falando ainda em painel, design à parte, já que ele também entra na conta do incontestável (ou alguém não o acha bonito?), traz carregamento de celular por indução (para aparelhos compatíveis com esta tecnologia) e central multimídia de 8” sensível ao toque, mas aqui mora o primeiro ponto de atenção: para acessar suas funções, você precisa baixar a vista e escolher entre as teclas (chamada toggle switches pela fabricante) posicionadas ao centro do console o que deseja (sistema de climatização, navegação – não é nativa à central, é preciso ter aplicativo compatível no celular para a reprodução na tela -, parâmetros do veículo, telefone e visualização da câmera de 360 graus) , além da conectividade via Apple CarPlay e Android Auto.
Tecnologia e segurança
O Peugeot 3008 Griffe pode ganhar o sufixo “Pack” e acrescentar uma extensa (e útil) lista de itens de tecnologia e segurança voltados à condução, como sistema de frenagem automática de emergência, alerta e assistente de manutenção em faixa, detector de fadiga, assistente de farol alto, piloto automático inteligente (adaptativo e que ajusta a velocidade de acordo com a sinalização da via) e alerta de ponto cego. Tudo isso por, somente, R$ 6 mil em relação ao modelo “de entrada”. Por fora, o único destaque da versão são o teto e retrovisores externos pintados em preto.
Desempenho excelente
Mais uma vez o eficientíssimo motor 1.6 THP de 165 cv, abastecido somente com gasolina, dá a tônica. Como um amigo meu diz, o THP da Peugeot é como se fosse o AP para a Volkswagen, já que dá conta de tudo o que você propor a ele e sem reclamar. Presente em quase toda a linha PSA, faz do pequeno 208 GT um foguetinho, mas ao mesmo tempo, deixa o 3008, um gigante perto do hatch, um carro que é uma delícia para dirigir e com fôlego de sobra, com torque disponível abaixo de 2.000 rpm.
O casamento é consumado com o também ótimo câmbio automático EAT6, que faz trocas suaves na cidade, quase de maneira imperceptível, mas quando exigido comportamento mais esportivo, responde de maneira precisa (principalmente com o câmbio em S) e torna a experiência a bordo algo exemplar.
As trocas podem ser automáticas ou manuais, na alavanca em forma de joystick ou nas aletas atrás do volante, no entanto, mais um ponto de melhoria aqui, já que estas ficam presas à coluna de direção e não acompanham o volante, portanto, trocar de marchas só em linha reta, pois em curvas a função fica inviável (e insegura).
Consumo (somente gasolina)
- Consumo cidade – 9,8 km/l;
- Consumo rodovia – 15,2 km/l.
Aceleração (0-100 km-h)
- 9,2 segundos (com controle de tração ligado e piso úmido)
Preço sugerido:
- Peugeot 3008 Griffe – R$ 160.990;
- Peugeot 3008 Griffe Pack – R$ 166.990.
Veredicto
É chover no molhado dizer que o Peugeot 3008, principalmente na versão Griffe Pack, é um dos melhores carros comercializados no Brasil. Mas, como nem tudo é perfeito, o acesso à central multimídia poderia ser mais intuitivo e direto e as aletas de trocas de marchas poderiam ser afixadas ao volante, mas o número de itens de conforto, segurança e comodidades, aliados ao seu desempenho, fazem destes “poréns” grãozinhos de areia num deserto como o Saara. É o típico carro para comprar, se apaixonar e perder o preconceito. Duvido que seu vizinho dirá em tom de desdém que você está com um carro francês.